sexta-feira, julho 12, 2024
- Publicidade -
InícioCasa e JardimCom cultivar alecrim dentro de casa? 11 Dicas essenciais e simples de...

Com cultivar alecrim dentro de casa? 11 Dicas essenciais e simples de fazer!

Veja como cultivar alecrim dentro de casa para ter acesso fácil a esta erva perfumada durante todo o ano. Animar seus pratos de carne e vegetais com as folhas frescas de alecrim é fácil quando você cultiva suas próprias plantas de alecrim. Esteja o seu jardim de ervas do lado de fora da porta da cozinha ou no parapeito da janela da cozinha, você não pode superar a conveniência de ter alecrim disponível sempre que quiser. 

Mesmo se você mora em uma área com temperaturas congelantes no inverno, ainda é possível cultivar alecrim o ano todo cultivando a erva ao ar livre em recipientese depois hibernar a planta dentro de casa quando o tempo ficar mais frio. 

11 dicas para cultivar alecrim dentro de casa

Se você não tiver um jardim existente, pode começar seu jardim de ervas interno com transplantes de alecrim do centro de jardinagem local. Qualquer que seja a rota de plantio que você escolher, siga estas 11 dicas para cultivar com sucesso o alecrim em ambientes fechados.

Com cultivar alecrim dentro de casa-02
Imagem: (retirada do Google)

1. Repot seu alecrim

As sementes de alecrim são difíceis de germinar, então a maneira mais fácil de começar a cultivar alecrim dentro de casa é comprar plantas jovens em vasos. As plantas de alecrim geralmente estão disponíveis durante todo o ano, e algumas variedades, como o compacto ‘Blue Boy’, são ideais para cultivo em ambientes fechados. 

Depois de levar suas novas plantas de alecrim para casa, repotencie-as em um recipiente um ou dois tamanhos maior que o recipiente original. Lembre-se de que uma planta em um vaso de barro poroso precisa de água com mais frequência do que uma em um vaso de plástico ou cerâmica.

Você também pode trazer para dentro de casa as ervas que cresceram fora durante todo o verão e replantá-las para estender a estação de cultivo dentro de casa. Certifique-se de realocar seu alecrim dentro de casa antes que a temperatura caia abaixo de 40 ℉ para protegê-lo dos danos causados ​​pelo frio.

Se você não quiser mover uma planta inteira de alecrim para dentro de casa, pode cortar algumas mudas. Simplesmente corte uma seção de 4 polegadas (medida a partir da ponta do caule) e retire todas as folhas na polegada inferior do caule. Em seguida, plante o caule em uma mistura de vasos úmidos.

2. Use recipientes com boa drenagem

Certifique -se de que o recipiente escolhido para a planta de alecrim tenha orifícios no fundo para permitir que a água escorra. Se houver água extra nos pires sob os vasos, remova-a após cerca de uma hora para evitar o apodrecimento das raízes e o encharcamento excessivo do solo. 

A maioria das ervas prospera quando são plantadas em vasos com pelo menos 12 polegadas de diâmetro, permitindo espaço para o crescimento das raízes.

3. Preste atenção à mistura de envasamento

Use uma mistura de vasos comercial projetada para plantas comestíveis – uma que permita uma boa drenagem e contenha apenas uma pequena quantidade de fertilizante, se houver. Você também pode misturar sua própria terra para vasos com partes iguais de composto ensacado e estéril, perlita e areia grossa. 

A mistura precisa oferecer espaço de ar e retenção de água suficiente para manter as raízes saudáveis. E começar com uma mistura fresca e estéril ajudará a prevenir o surgimento de doenças, pragas e ervas daninhas.

4. Regue o alecrim quando o solo estiver seco

No verão, regue o alecrim quando o topo do solo estiver seco. Certifique-se de que a planta não esteja em solo encharcado, pois o excesso de água pode causar apodrecimento e problemas com insetos. No inverno, mantenha suas plantas de alecrim apenas úmidas. Deixe o solo secar ligeiramente entre as regas.

5. Forneça muita luz

Ao cultivar alecrim, é importante que a erva de caule lenhoso seja colocada em um local quente no verão e em um local um pouco mais fresco, mas claro, no inverno. O peitoril da janela da cozinha com exposição ao sul geralmente é um bom local para cultivar alecrim em ambientes fechados, porque fica ao alcance conveniente durante o cozimento e é provável que tenha luz e circulação de ar suficientes. 

Gire a planta semanalmente para que todos os lados da planta recebam de seis a oito horas de luz solar direta. Se não houver luz solar suficiente dentro de sua casa, coloque sua planta de alecrim sob luzes de cultivo por 12 a 14 horas por dia.

6. Regule a temperatura dentro de sua casa

Para as melhores condições de cultivo interno, mantenha as temperaturas internas entre 60 ℉ e 70 ℉ durante o dia e pelo menos 10 graus mais frias à noite.

7. Aumente os níveis de umidade

O ar em sua casa geralmente é muito mais seco do que na maioria dos ambientes externos. Se você vir ácaros em plantas dentro de casa, provavelmente sua umidade está muito baixa. Agrupar ervas com outras plantas de interior pode ajudar a aumentar os níveis de umidade ou colocar um umidificador por perto.

8. Aumente a Circulação de Ar

Se você vir doenças fúngicas em sua planta, como oídio, isso é um sinal de que a umidade está muito alta. Ajude a prevenir doenças e problemas de pragas usando um pequeno ventilador para manter o ar úmido movendo-se suavemente ao redor das plantas.

9. Fornecer Nutrientes

Com cultivar alecrim dentro de casa-01
Imagem: (retirada do Google)

Quando um vaso de ervas é regado, os nutrientes e o excesso de água vazam pelos orifícios de drenagem do vaso, por isso é importante fornecer nutrientes à sua planta de alecrim com um fertilizante de liberação lenta misturado à mistura do vaso no momento do plantio. 

Quatro a seis semanas após o plantio, fertilize suas plantas novamente com um fertilizante de liberação lenta misturado nas duas polegadas superiores do solo ou use um produto orgânico, como emulsão de peixe, areia verde ou farinha de algas.

10. Podar com cuidado

Use uma tesoura de jardim limpa e afiada ou podadores para modelar e estimular sua planta de alecrim a produzir um novo crescimento. A melhor época para podar o alecrim por esses motivos é na primavera. Procure cortar as hastes em um terço do comprimento para manter sua planta espessa e bem modelada. Faça seus cortes logo acima de um conjunto de folhas no caule, que é onde o novo crescimento acontecerá. Corte os caules mortos sempre que necessário.

11. Colha apenas os dois primeiros centímetros de cada caule maduro

Ao colher alecrim para cozinhar de vez em quando, é melhor se concentrar nas folhas mais tenras e saborosas nos cinco centímetros superiores de cada caule. A maneira mais fácil de colher alecrim é cortar as folhas em pedaços pequenos enquanto segura o caule na mão. Tente deixar pelo menos 6 polegadas de cada caule para trás para não esgotar muito os recursos da planta.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://ideasdecormira.com/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS