sexta-feira, julho 12, 2024
- Publicidade -
InícioCasa e JardimTop 09 Dicas e Inspirações para fazer um Jardim Simples e Barato?

Top 09 Dicas e Inspirações para fazer um Jardim Simples e Barato?

Olá, pessoal! Hoje, vamos falar sobre um assunto que eu adoro: como criar um jardim simples e barato. Quem disse que para ter um cantinho verde em casa precisa gastar muito? Com criatividade e algumas dicas, você pode transformar qualquer espaço. Vem comigo nessa jornada verde!

Como fazer um jardim simples e barato?

1 – Escolher o Local Adequado

Se você quer ter um jardim de sucesso, precisa escolher primeiramente o local adequado. Certifique-se de escolher um local onde tem a melhor terra caseira, e a melhor quantidade de luz solar direta para poder cultivar adequadamente as plantas.

Como fazer um jardim simples e barato-01
Imagem: (retirada do Google)

Outra dica importante, é que você verifique se o local está protegido pelo vento, e se também possui uma boa drenagem de solo.

2 – Tamanho Adequado para seu Jardim

A dica aqui é que você escolha o tamanho do seu jardim adequado no seu orçamento, e espaço disponível. Antes que você decida começar a plantar, lembre-se que começar com pouco pode ser a melhor opção, e depois que tudo estiver pronto expanda o tamanho do seu jardim.

3 – Layout Planejado para o seu Jardim

Antes de começar a plantar, planeje o layout do seu jardim. Faça em um papel um pequeno desenho onde você pretende colocar suas plantas antes que coloque em qualquer lugar e depois tenha que retirá-las. A nossa dica aqui é que você deixe espaço suficiente para que as plantas possam crescer sem atrapalhar as outras. Já que existem muitas espécies que competem pelo espaço e também pelos nutrientes

4 – Jardim de Especiarias

Cultivar suas próprias especiarias é fácil se você tiver sol em casa e não tiver muito espaço. É fácil comprar potes de especiarias ou mesmo sementes. A maioria das especiarias, como coentro, hortelã ou orégano, cresce em arbustos, então você não precisa de vasos muito grandes ou de muito espaço.

Como fazer um jardim simples e barato-052
Imagem: (retirada do Google)

É muito importante se você não tem muita experiência: eles tendem a ser fáceis de cuidar. Se começar a cultivar as suas próprias especiarias, verá que pode adicioná-las aos seus pratos, poupando dinheiro e sendo mais ecológico do que comprar as do supermercado. Depois de começar com um, você não vai querer parar.

5 – Jardim de Cactos

Se você tem pouco tempo para cuidar de suas plantas, mas é apaixonado por estética, pode optar por um jardim de cactos. Esta é a melhor opção se você quer saber como fazer um belo jardim, já que existem cactos de muitas formas, cores, etc. Você pode combinar vários tipos com pedras, terra, acessórios e criar um lindo jardim que funcionará tanto em ambientes internos quanto externos.

Como fazer um jardim simples e barato-04
Imagem: (retirada do Google)

Além disso, se quiser dar um toque de originalidade, pode introduzir os cactos com seixos nos aquários e criar um mini-ambiente, como se fosse uma pequena floresta. Outra opção é colocar um cacto em uma lâmpada vazia, que você pode até pendurar no teto. Os cactos são uma das plantas mais baratas, então com pouco dinheiro você pode ter muitos cactos lindos no seu jardim de cactos. Além disso, por durarem tanto, é um bom investimento. Um jardim muito econômico.

6 – Investindo na Horta

Se você gosta de comer frutas e verduras, tem tempo para cuidar das plantas, espaço e sol direto, a horta pode ser sua melhor opção. O investimento inicial seria apenas em terra e vasos, já que você consegue as sementes diretamente das plantas que comem.

Como fazer um jardim simples e barato-05
Imagem: (retirada do Google)

Claro, você terá que descobrir de antemão na internet ou em livros como cuidar de cada planta. Além disso, nem todas as casas são adequadas para cuidar desse tipo de planta.

7 – Comprando suas Mudas ou Sementes

Se o que você procura é como fazer um jardim simples e barato, uma das melhores opções obviamente é comprar mudas ou sementes quando estiverem em promoção. Outra dica é que se você tiver amigos que já tenham jardins, peça a eles algumas sementes ou mudas ou quem sabe você possa fazer até uma troca.

8 – Faça você mesmo sua Compostagem

Você pode utilizar restos de alimentos ou outros materiais orgânicos para criar seu próprio adubo com nutrientes ricos para as plantas. Essa é uma das maneiras mais econômicas de conseguir fertilizar da maneira correta seu jardim, procure alguns tutoriais sobre como fazer essa compostagem para que você consiga economizar em seu jardim simples e barato.

9 – Reutilize Materiais Reciclados

O bom de ter um jardim dentro de casa é que você pode reutilizar materiais reciclados, ajudando de forma eficaz o meio ambiente. A dica aqui é que você reutilize materiais como por exemplo: latas de alumínio, garrafas PET, pallets, pneus velhos e outros tipos de elementos que podem deixar seu jardim simples e barato mais de cocorado.

Conclusão

Criar um jardim encantador e acessível não é apenas possível, mas também pode ser uma jornada divertida e gratificante. Com essas dicas, você pode começar a transformar seu espaço ao ar livre em um refúgio natural sem estourar o orçamento.

Curiosidade: Você sabia que a jardinagem não só embeleza seu espaço, mas também pode melhorar sua saúde mental? Estudos mostram que cuidar de plantas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

Perguntas Frequentes

Quais são as melhores plantas para um jardim econômico?

Suculentas, cactos, ervas como manjericão e alecrim, e flores como petúnias e marigold são excelentes escolhas.

Como posso fazer um sistema de coleta de água da chuva?

Utilize barris ou recipientes grandes para captar a água que escoa dos telhados. Lembre-se de manter coberto para evitar mosquitos.

Posso usar objetos de casa no meu jardim?

Sim, objetos como xícaras velhas, pneus e até botas podem ser transformados em vasos originais.

É caro manter um jardim?

Não necessariamente. Escolhendo plantas adequadas e utilizando técnicas de jardinagem econômica, você pode manter os custos baixos.

Qual é a vantagem da jardinagem vertical?

Além de economizar espaço, a jardinagem vertical pode criar um belo foco visual e é ideal para varandas e pequenos pátios.

Como posso decorar meu jardim de forma barata?

Use materiais reciclados, crie arte com pedras e utilize iluminação solar para adicionar charme sem gastar muito.

Lembre-se, um jardim é um reflexo da sua criatividade e amor pela natureza. Com essas dicas, espero que você encontre a inspiração necessária para começar sua jornada de jardinagem.

Essas foram nossas nove dicas sobre como fazer um jardim simples e barato, agora que você já sabe como ter o seu, gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://ideasdecormira.com/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS