sexta-feira, abril 12, 2024
InícioCasa e Jardim5 Soluções Surpreendentes Quando Sua Geladeira Não Gela

5 Soluções Surpreendentes Quando Sua Geladeira Não Gela

Para que serve uma geladeira senão para gelar? Pois é! E quando a geladeira não gela, obviamente ela perde sua função principal. Mas isso não significa que você deve se desfazer do eletrodoméstico, ao menos não por enquanto.

Existem diversos motivos que explicam porque uma geladeira não gela e muitos deles podem ser facilmente corrigidos por você mesmo, sem a necessidade de um profissional de assistência técnica.

Portanto, a gente te convida a acompanhar nesse post o que fazer quando a geladeira não gela e como você pode ficar livre desse problema. Vem ver!

Principais causas e o que fazer?

Um plugue mal encaixado na tomada pode ser o motivo por trás da sua geladeira não estar gelando corretamente. A solução? Basta conectar o plugue do jeito certo. Aproveite e verifique se não existem muitos eletrodomésticos conectados na mesma tomada.

Outro motivo que pode estar impedindo sua geladeira de funcionar é o mau fechamento da porta. O interior da geladeira não pode entrar em contato com o ar do ambiente, isso faz com que ela deixe de gelar. A saída para acabar com esse problema é simples: fechar a porta corretamente.

A temperatura inadequada é uma das grandes razões que podem estar levando a sua geladeira a deixar de gelar. O termostato da geladeira deve ser regulado para que o ar frio circule por igual por dentro da geladeira.

A borracha de vedação também pode estar entre os motivos da sua geladeira não estar gelando. Com o tempo de uso é natural que essa borracha se desgaste, resseque e até mesmo solte da porta. A solução para esse caso também é simples e exige apenas a troca da borracha de vedação.

Alguns modelos de geladeira, especialmente os mais antigos, trazem o condensador na parte traseira do aparelho. O condensador, parecido com tubos, é responsável por distribuir o gás da geladeira fazendo com que ela resfrie. Para resolver esse entrave desobstrua o condensador e faça limpezas periódicas.

Quando a geladeira não gela parte debaixo: causas e soluções

Outra coisa muito comum de acontecer é a geladeira parar de funcionar apenas na parte de baixo. Na maior parte das vezes esse problema é gerado pelo vazamento de gás do aparelho. Esse tipo de reparo só pode ser feito com assistência técnica.

Se o problema não está no vazamento de gás, então provavelmente a causa é o filtro sujo. Quando a limpeza não é realizada com a frequência necessária o filtro entope, o gás deixa de circular por todo o aparelho e, novamente, quem sofre é a parte inferior da geladeira.

Cuide da sua geladeira e evite problemas no futuro

  1. Ajuste a temperatura: É muito importante saber regular a temperatura da geladeira de acordo com a quantidade de alimentos que está dentro dela.
  2. Organize sua geladeira: Manter a geladeira organizada não só auxilia no funcionamento adequado, mas também facilita o acesso aos alimentos e evita desperdícios.
  3. Descongelar o congelador: O acúmulo excessivo de gelo nas paredes do congelador pode obstruir as passagens de ar e impedir a circulação adequada.
  4. Abra a porta somente quando necessário: Geladeira não é vitrine! Portanto, abra-a apenas quando necessário.
  5. Faça as limpezas recomendadas pelo fabricante: Para cada geladeira existe um modo correto de fazer a limpeza e essas recomendações você pode encontrar no manual do fabricante.

Já se identificou com algum desses problemas? Coloque a mão na massa e economize tempo e dinheiro com consertos desnecessários!

Perguntas Frequentes

  • Como saber se o problema da geladeira é o termostato? Verifique primeiro se ele está regulado na temperatura adequada para a sua geladeira. Se estiver tudo ok e mesmo assim o aparelho não gelar, pode ser que o termostato esteja com defeito.
  • É possível trocar a borracha de vedação por conta própria? Sim, o processo de substituição é simples, mas se preferir, chame a assistência técnica.
  • Como evitar o acúmulo de gelo no congelador? Descongele o congelador pelo menos uma vez por ano para manter o funcionamento adequado.
  • Quantas vezes devo limpar o condensador da minha geladeira? Faça limpezas periódicas, especialmente se o modelo da sua geladeira tem o condensador na parte traseira.
  • O que fazer quando a geladeira não gela a parte de baixo? Verifique se há vazamento de gás ou se o filtro está sujo. Em ambos os casos, é recomendado chamar a assistência técnica.
  • Manter a geladeira cheia afeta seu desempenho? Sim, quanto mais cheia, mais fria deve ser a temperatura ajustada para garantir a circulação adequada do ar frio.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!

Receba o Conteúdo Exclusivo dos Cursos Grátis!​

Aprenda tudo sobre Jardinagem Orgânica em sua Casa e muito mais!!!​

Receba no seu email os cursos gratuitos.

Marketing por
Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES