A passadeira de crochê é uma peça versátil e elegante que pode ser usada em várias ocasiões e decorações, seja em casa ou em um evento especial. No Brasil, o crochê é muito usado por pessoas que querem trabalhar criando artesanais, esse é um dos métodos mais usados, já que com um pouco de habilidade, trabalhar com crochê pode ser prático e sem dificuldade.
No mundo do crochê a criatividade conta muito, já que com essa arte, você pode criar itens como: tapetes, toalhas, colchas e diversos itens até mesmo para decoração. Nos dias de hoje, artesanatos feitos de crochê é tudo que você precisa para deixar a decoração de sua casa perfeita, principalmente do banheiro, já que você pode criar um jogo de crochê que certamente vai deixar tudo elegante. Portanto, confira a seguir, nove dicas de como fazer passadeira de crochê, descubra como é simples trabalhar com esse artesanato.
Como fazer passadeira de crochê?
O crochê para iniciantes pode até parecer difícil, mas saiba que com um pouco de trabalho logo você dominará a arte mais procura do nosso país. Então, se você procura entrar no mundo do crochê, acompanhe nossas dicas abaixo.
1 – Atente-se a escolher o fio certo
Se você quer criar uma passadeira de crochê corretamente, saiba que o primeiro passo é escolher o fio certo. Já que ele vai afetar totalmente na cor, textura e robustez. Atualmente, diversos tipos e modelos de fios estão disponíveis para compra, como por exemplo: fio de acrílico, lã e algodão. Saber qual fio mais combinava com sua passadeira de crochê é portanto o passo principal, já que cada exemplo de fio possui características diferentes, por exemplo: espessura, textura e absorção de umidade.
2 – Use a agulha certa
Depois de descobrir qual fio vai usar para sua passadeira de crochê, veja também qual agulha você vai precisar, já que a mesma deve ser escolhida de acordo com o tipo de fio que você escolheu. Nossa dica aqui, é que você experimente diversos tipos e tamanhos de agulha para que chegue a uma conclusão de qual é o melhor tipo, ou qual se adapta melhor ao tipo de fio escolhido. Depois de escolher o tipo de fio e também a agulha certa, você já poderá começar a criar sua passadeira de crochê.
3 – Escolha o tamanho da passadeira de crochê
Quem já faz passadeiras de crochê já sabe qual o melhor tamanho de comprimento para ela. O tamanho padrão mais conhecido é de 60cm a 70cm, porém isso não é regra, você pode criar a sua do tamanho que achar necessário para decoração. A dica aqui, é que você meça com paciência e precisão, de maneira que sua passadeira tenha o tamanho desejado e que sirva perfeitamente como você busca, seja para decoração ou para outros fins.
4 – Faça uma amostra
Para lhe ajudar a verificar o ponto e a consistência, antes de iniciar sua passadeira, é indispensável que você crie uma amostra com o fio e a agulha escolhidos. Use essa dica para evitar erros e ter que desmanchar sua passadeira de crochê quando estiver fazendo.
5 – Escolha o tipo de ponto
Atualmente, quem já trabalha com crochê sabe que existe uma diversidade de tipos de pontos de crochê. Como por exemplo: ponto de vagonite, ponto de arroz, ponto baixo e ponto alto. Leve em consideração a textura e o visual que você quer para escolher corretamente o tipo de ponto que sua passadeira precisa.
6 – Faça uma criação própria ou escolha um padrão
Você pode encontrar diferentes tipos de padrões na internet, com eles você pode seguir o padrão existente ou usar como criatividade para criar o seu próprio. Nossa dica aqui, é que se você optar por fazer seu próprio desenho, anote todo o processo, para evitar que você se perca durante a criação da passadeira de crochê.
7 – Faça uma base para sua passadeira
Você pode estar se perguntando, mas como pode ser feito uma casa para a passadeira de crochê? Para criar sua base é muito simples, trabalhe usando correntinhas até que alcance o tamanho desejado. Mantenha a consistência nos pontos, garanta que ao longo da base a uniformidade de sua passadeira.
8 – Adicione os pontos escolhidos
Agora que já tá com a base da passadeira pronta, chegou o momento que é preciso adicionar os pontos que você escolheu ao longo da base. Portanto, mantenha a consistência por todo o projeto, seja seguindo um padrão escolhido na internet ou até mesmo seu desenho original.
9 – Finalize com perfeição
Para deixar sua passadeira de crochê perfeita, use correntinhas por toda a passadeira para ter um acabamento elegante e também para proteger as extremidades. A dica aqui é que você opte por escolher uma corda que combine com a decoração do local onde sua passadeira de crochê vai ficar. Depois de escolher a borda decorativa de acordo com seu gosto, verifique sua passadeira completamente, veja se não ficou com torções e só assim finalize seu projeto perfeitamente.
O crochê é muito usado como artesanato caseiro para ganhar uma renda extra no fim do mês, e agora que você já sabe como fazer uma passadeira de crochê, use a ideia para fazer e vender. Outra dica aqui, é que você comece seus projetos e só assim descubra que não há dificuldade. Viu como é fácil criar uma passadeira? Se gostou de nossas dicas, deixe um comentário abaixo em nosso post, conte-nos como foi sua experiência em começar seus trabalhos com crochê.
Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!