A limpeza de guarda-roupa não é apenas uma tarefa doméstica, é uma oportunidade de revitalização. Ao longo do tempo, acumulamos tantos itens que se torna fácil perder de vista o que realmente valorizamos e usamos. Um guarda-roupa organizado não só facilita a escolha do que vestir todos os dias, mas também traz uma sensação de ordem e tranquilidade para sua rotina diária.
Além do aspecto prático, cuidar do seu guarda-roupa também é uma forma de cuidar de si mesmo. Um espaço bem organizado reflete um estado de espírito claro e focado. E não estamos falando apenas de organização. A limpeza regular, utilizando métodos eficazes, garante que suas roupas sejam preservadas por mais tempo, mantendo-as em perfeito estado e prontas para qualquer ocasião. Por isso, mergulhe nestas dicas e transforme seu guarda-roupa em um espaço de harmonia e eficiência!
Com que frequência você deve limpar guarda-roupa?
Conheça o especialista
Jimmy Seifert é um comprador de closet baseado em Dallas, Texas, na The Container Store. Ele está na empresa há 7 anos. Quer seja a cada primavera, a cada ano novo ou antes do seu aniversário, as limpezas anuais do guarda-roupa são uma boa maneira de mantê-lo organizado. Seifert nos diz: “Use a regra de um ano para limpar – se você não o usou no ano passado, provavelmente é seguro doá-lo ou vendê-lo”.
Limpar o guarda-roupa uma vez por ano evitará que o acúmulo de roupas, sapatos e acessórios saia do controle. No entanto, você não está em dívida com as sessões anuais de purga. Semestralmente, semanalmente ou conforme necessário, manterá seu guarda-roupa livre de desordem. Os sinais de que você pode precisar se livrar de itens incluem:
- Você tem duplos (ou triplos) do mesmo item.
- Você experimenta itens que não cabem.
- Você costuma retirar itens manchados, rasgados, quebrados ou descoloridos.
- As portas do seu armário não fecham.
- Você tem pilhas ou armazenamento adicional para acomodar seu guarda-roupa transbordante.
Como limpar seu guarda-roupa corretamente
Etapa 1: compre seu armário
Tire tudo do seu guarda-roupa e, um por um, avalie a condição, ajuste, estilo e usabilidade de cada item. Seifert diz: “Segure-se no básico, como camisetas e tanques neutros”. Considere jogar fora peças de roupa rasgadas, manchadas e descoloridas. Quaisquer pares de acessórios e sapatos quebrados ou ausentes também podem ir para a pilha de lançamento.
“Se você está realmente lutando para deixar as coisas acontecerem, dê a si mesmo permissão para manter alguns itens sentimentais”, acrescenta. No entanto, considere armazenar essas coisas em uma caixa de arquivo rotulada ou em uma bolsa hermética em outra área, em vez de fazer com que ocupem um armário valioso.
Passo 2: Tenha um Plano
Reciclar com responsabilidade seus itens novos e usados com cuidado não é apenas bom para o planeta, e ajudar os necessitados, sabendo que eles estão destinados a mais do que coletar poeira, ajudará a motivá-lo a se livrar deles. “Roupas em boas condições que não se encaixam mais ou não combinam mais com seu estilo podem ser facilmente doadas a uma instituição de caridade local ou vendidas em consignação”, explica Seifert.
Ele também diz que uma ótima dica para se manter motivado a doar é manter uma caixa de doação em seu armário. “Assim, tudo fica no mesmo lugar e pode ser doado quando a lixeira estiver cheia”, diz. Também somos grandes fãs de consignação. Revender itens não utilizados é uma ótima maneira de manter seu guarda-roupa atualizado sem quebrar. Pesquise lojas de consignação em sua área e venda seus itens não utilizados com lucro.
Etapa 3: torná-lo sazonal
Se seus vestidos de verão costumam se perder atrás de seus casacos de inverno e seus lenços ficam emaranhados com seus biquínis, é hora de reorganizar as estações. “Não desperdice espaço precioso pendurado com roupas que você não usará por vários meses”, diz Seifert. “Em vez disso, guarde itens fora da estação, como maiôs ou suéteres de inverno, em outro lugar por enquanto. Troque-os quando for a hora de trazê-los de volta à vida.”
Etapa 4: seja estratégico com o armazenamento
Encontrar soluções de armazenamento personalizadas para suas necessidades específicas é crucial para mantê-lo limpo e organizado. Você precisa de mais espaço para guardar sapatos do que para casacos? Leve isso em consideração na hora de organizar o espaço do seu armário e invista em organizadores de sapatos. Seifert também acrescenta: “não se esqueça de adicionar ganchos, organizadores de gavetas e bandejas empilháveis para guardar acessórios e joias”.
Ele também recomenda a instalação de um armário sob medida, como o sistema Elfa, se estiver no orçamento. “É um ótimo começo para maximizar seu espaço”, diz ele, “porque as prateleiras, gavetas e varões de armário Elfa podem ser facilmente reposicionados a qualquer momento, facilitando a troca de zonas em seu armário conforme suas necessidades mudam”. Se você está procurando uma maneira rápida e mais acessível de economizar espaço, troque seus cabides de plástico incompatíveis por cabides de veludo finos que economizam espaço.
Dicas para manter seu guarda-roupa limpo por mais tempo
Depois que tudo estiver organizado em seu local designado, será mais fácil manter-se limpo a longo prazo. Seifert recomenda manter os itens do dia a dia ao alcance e as peças fora de estação ou para ocasiões especiais na parte de trás, para que você não fique procurando roupas de trabalho.
Ele também acrescenta: “a melhor maneira de manter seu armário eficiente e organizado é se livrar de uma peça de roupa velha toda vez que você compra uma nova”. Por fim, rotular uma prateleira ou lixeira o manterá responsável e o ajudará a guardar as coisas no lugar apropriado.
Como limpar por dentro do guarda-roupas?
Limpar dentro dos guarda-roupas não tem segredo. Porém, existem alguns produtos que não são tão recomendados. O canal HumDiarista neste video explica formas simples de fazer essa tarefa em pouco tempo. Confira:
Como limpar guarda-roupa com mofo?
Neste video a especialista Cris Ribeiro explica como limpar o guarda-roupas com produtos caseiros. “Vocês sabem que eu uso muito o vinagre pra limpar, e pra esse guarda-roupa não vai ser diferente, vamos usar essa belezinha e dar um trato bem legal nesse guarda-roupa”! Confira:
Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!